CONTROLES INTERNOS, PARAMETRIZAÇÃO DO CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

A complexibilidade e constantes alterações na Legislação tributária Brasileira, traz muitos transtornos e prejuízos fiscais ao mundo empresarial, e está atendo a elas e interpretá-las a luz da lei, na sua correta aplicação para não incorrer em riscos fiscais é uma tarefa de extrema importância dentro da organização. A parametrização no cadastro de produtos e/ou serviços é a base de toda carga tributária oferecida ao fisco, seja para entradas de produtos e/ou na emissão de NF-E ou NFC-E. Se informada incorretamente, a empresa paga imposto a mais; prejudicando o fluxo de caixa e claro, possível recuperação de créditos, e/ou paga imposto a menos; contraindo um passivo tributário e risco fiscal, que neste caso é bem mais sério.

Independente da opção ou regime tributário (simples nacional, presumido ou lucro real), o cadastro de produtos necessita de uma atenção primordial.

Além de influenciar na tributação dos produtos, influencia os controles de estoques e o processo de vendas afetando diretamente a lucratividade da empresa. Também é importante na gestão de compras, ou seja, um cadastro eficiente e correto oferece a oportunidade em administrar toda a circulação da mercadoria, inclusive o uso interno.

Agora que falamos da importância do cadastro de produtos, segue algumas dicas para manter o cadastro correto:
1. Definir um funcionário responsável pelo cadastro de produtos. Normalmente há várias pessoas no cadastro, porém é indicado que haja apenas um revisor, que acompanhe o processo e revise de tempo em tempo; o indicado seria mês a mês, seis em seis meses, ano a ano, depende do volume de produtos que a empresa movimenta. Além disso, ter pleno conhecimento de todas as etapas, principalmente área fiscal, que influencia diretamente a lucratividade da empresa e o risco fiscal pelo envio das obrigações tributárias. E por fim, estabelecer prazo para revisão dos processos e o uso de um bom software. 2. Padronizar a descrição
Estabelecer um padrão com base em uma estrutura mercadológica que atenda às necessidades de cada empresa. Cadastrar os produtos em níveis e categorias com todas suas particularidades. É importante ter descrição completa do produto (peso, embalagem, sabor, código barras, etc) fornecedor. A descrição deve ter um padrão definido de abreviações e ordem das informações.
Ex: ABS ALWAYS ACTIVE SECA C ABAS 8 UM
ABS (produto absorvente), ALWAYS ACTIVE SECA (marca do produto), C ABAS (particularidade que diferencia o produto do outro da sua categoria), 8UN (quantidade). Produto; marca do produto, particularidade, quantidade.
3. Ferramentas para validação dos dados fiscais A parte fiscal do cadastro de produtos é um dos grandes desafios para o varejista. Além de conter vários campos complexos de tributações especificas e diferenciadas para cada tipo de produto, as alterações tributárias são constantes, NCMs, códigos CEST, alíquotas, alterando a forma de cadastrar os produtos e seu custo, consequentemente, o preço e a margem de lucro.

Parece muito, mas o fisco não vê o tamanho do seu negócio, seja a sua empresa pequena, média ou grande porte, ele vai querer a informação, e é importante que seja a informação correta.

Foi pensando na necessidade do varejista, que oferecemos a assessoria e treinamento para o correto cadastro de produtos dentro da sua empresa. com apoio de analistas e especialistas tributários, disponibilizamos informações tributárias, revisões de cadastro, auditorias e monitoramento, reduzindo o custo operacional e risco fiscal.

A todo momento, ou tempo em tempo é importante rever o cadastro e tributação dos produtos, pois a legislação sofre constantes alterações. Revisar, consultar, atualizar evita pagar impostos erroneamente.

Um dos caminhos para isso é contar com a assessoria tributária RC – Consultoria e Auditoria, que auxilia sua empresa nesta árdua tarefa.

Carga tributária, simples nacional, lucro presumido ou real, obrigações fiscais, gestão financeira, obrigações trabalhistas, NF-e, NFC-e, SPED - ICMS, PIS-COFINS, E- financeira, E-Social....

Formosa-GO:

R Herculano Lobo, 92, Sala 01 Centro

 (61) 3631-7195

 (61) 3631-8763

 (61) 99999-7358

Petrolina/PE:

R. Sta Luzia, 36, 1º andar - Sala 105, Centro

 (87) 3866-1527

 (87) 98165-8160

Brasilia/DF:

SRTVS QD 701 Conj E Blc 01 n. 12 SALAS 101/106 Ed. Palacio do Rádio I CEP 70.340-000

 (61) 3083–7726

 (87) 98165-8160

 

 

     
Trabalhe conosco - Inicio - Empresa - Serviços - Contato

 

 

RC Contábil - Todos os direitos reservadosDesenvolvido por: